quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Votos da Família Lima Ferreira

Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Merry Christmas and Happy New Year!

“Manel Mangrado”

Seu nome científico, Egretta garzetta, creio que nas ilhas de barlavento de Cabo Verde, “lavadeiras”, no Fogo, mané pastorinho, mas, em Santiago, pelo menos nos meus dias – manel mangrado!

Falo dessa ave branca, de pernas altas e bico pontiagudo, que gosta de porções de água, ou de acompanhar certos animais, (vacas, cavalos), como se fosse dama de companhia ou guarda de toda hora!

Vínhamos há dias, ao aeroporto internacional da Praia, eu e a Ester, e no extremo sul da pista, contamos mais de -100-, dessas aves! Tivemos lembranças e comentamos….

Porque esse interesse súbito nessas aves, logo eu que pouco sei de ornitologia e quase ou nada percebo do mettier?! O facto, e que em criança, pelo menos na Praia, se dizia que essas aves anunciam chuva e paz! Não tenho apologia científica, e por isso, de forma simples vou especular: gostam elas de zonas com água (chuva) e a cor branca simboliza a paz! E pronto, eis a minha explicação!

Nesses dias do Natal e fim do ano, tenho orado e pedido a Deus, Paz, e chuvas de bênçãos, como presentes para Cabo Verde e Mundo!

Se essas “lavadeiras” vieram anunciar essas bênçãos (!), então, mais uma razão para serem protegidas, elas que já estavam quase em extinção.

Lembremos que Copenhaga não deu os resultados esperados e deixou o mundo desapontado! Manel mangrado, cumpre seu papel no equilíbrio ambiental! Muitas vezes mais do que nós, discursadores de primeira!

Fico feliz neste Natal, que os “ céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.”

Então, que Deus nos abençoe em 2010!

- Pr. Adérito Silves Ferreira –

Maldição hereditária ou modelo repetitivo?

Sempre que chegamos ao Natal nos lembramos da família.

Uma grande parcela da igreja crista, na pos-modernidade, costuma afirmar que muitas situações, problemas e desajustes familiares são em função de maldição hereditária. Respeitamos a ideia, mas chamaria de modelo repetitivo.

Certamente que por causa do pecado de nossos primeiros ancestrais, herdamos a natureza pecaminosa, o pecado inato, razão pela qual sofremos as consequências dessa circunstancia – separação, em estar na comunhão com o Pai eterno, conhecimento de bem e do mal, sofrimentos, dores, limitação do tempo de vida, tendência para o mal e muito mais inerentes ao ser humano decaído.

Mas, temos o livre arbítrio em nossas escolhas. Nossa mente guarda sempre modelos que vemos.

Na Bíblia encontramos vários exemplos disso, entre eles, o de Samuel, homem de Deus, que não foi um bom pai; sendo criado por Eli, que também não tinha sido um bom pai, repetiu este exemplo. Ninguém pode dar aquilo que não tem.

Ao contrário, encontramos a família de Zebedeu e Isabel, os quais foram agraciados de serem pais de João Batista, modelo de espera e confiança no Senhor.

Neste período de Natal nos lembramos da família de José e Maria, que tinham um profundo desejo em servir ao Senhor, a ponto de serem visitados pelo anjo Gabriel, anunciando que ela seria escolhida para conceber, através do Espírito Santo, o Messias prometido.

Quando nos encontramos com Jesus nosso dever e entregar-se a Ele, Nosso Salvador e Senhor. Nossa historia de vida e mudada cada dia; nossa família passa por uma grande transformação, alcançamos a graça vitoriosa de vencer todas nossas limitações humanas. A partir dai, construímos um modelo baseado no perdão, no amor, na reconciliação e na visão de um tempo melhor.

Oremos para que sejamos, cada dia, transformados pelo Espírito Santo, aperfeiçoando nossa caminhada. Mas a vereda dos justos e como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais ate ser dia perfeito (Pv. 4:18).

Oremos para que o nosso modelo de vida esteja sintonizado com o Senhor Jesus. Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. (Mt. 11:29)

Oremos para que, neste Natal, possamos inspirar as gerações futuras a amar ao Senhor de toda alma e de todo entendimento.

Que haja um modelo repetitivo de famílias abençoadas no Senhor!

Feliz Natal!

Deus abençoe cada família!

- Pr. Anips Spina –

A Singularidade de Jesus

“- Quem tem o Filho em a vida; que não tem o Filho de Deus não tem a vida. I Jo. 5:2-“

A vinda de Jesus ao mundo provocou mudanças tão radicais que a própria cronologia histórica foi mudada. O antes e o depois ficam estabelecidos. Quando o Eterno interfere na linha do tempo, encarnando, há um divisor de águas na história do mundo: antes de Cristo, e depois de Cristo.

Anjos anunciaram a Sua vinda cantando uma canção sem partitura, impossível de ser repetida por qualquer terrestre. A natureza se manifestou através de uma estrela que, servindo de bússola, indicou aos homens onde Deus começava Sua morada na Terra.

Sua concepção quebrou a lógica da Biologia tendo em vista que Maria não havia coabitado com homem algum – sendo, pois, Jesus, fruto do milagre de Deus, gerado pelo Espírito Santo. E o milagre se renova cada vez que o Filho de Deus nasce no coração de uma pessoa, recebendo esta a vida eterna que Deus enviou ate nos: Aquele que tem o Filho tem a vida (I Jo. 5:2)

Sua humildade se caracteriza desde o primeiro dia entre nos, nascendo numa estrebaria, sendo Ele o Criador do Universo, Senhor dos Céus e da Terra. Fazendo certo desde o começo – como modelo de servo – Cristo nos da o exemplo singular de que a Sua missão era “servir”, obedecendo as ordens do Pai.

Jesus nasceu, viveu e morreu como nenhum outro homem jamais poderia ter nascido, vivido ou morrido; pois, alem disto, ressuscitou dentre os mortos. Viveu sem pecado. Seu carácter era Sua força. Sua comunhão com Deus, sua arma maior.

Ninguém jamais falou como este homem, disseram os soldados; Ele fala como quem tem autoridade, dizia a multidão.

Natal. Jesus Nasceu. Ainda há esperança para o mundo. Que Deus nos abençoe nessa semana festiva e nesse final de ano.

- Dr. L. Aguiar Valvassoura –

NATAL SEMPRE!

Sou daqueles que sempre gostou e gosta do Natal! Tenho as minhas preferências nesta época, mas, o EMANUEL ocupa o lugar cimeiro!

Desde Outubro iniciamos as celebrações e se prolongam até meados de Janeiro 2010!

É claro, que Natal é todo o Ano! Afinal, é família, solidariedade, alegria, paz, amor, reconciliação, perdão, oferta – Deus-Homem nos visitando para salvar!

Em casa há alegria. Edlyze veio de férias, Eliane connosco, Ester recuperou a disposição, e Adérito sempre motivado no serviço do Rei dos Reis! Temos tido figos, broas, frango, salgadinhos e sumos! Familiares e amigos nos tem visitado! Cartões de todo o mundo!

A igreja caminha bem! Estabelecemos que o Natal 2009 seria Evangelistico! Três cantatas: crianças, jovens e orfeão. Dedicações, baptismos, casamento, visitas ao HAN, a cadeia civil, com celebração e novos baptismos, -1.100 contos (cerca de $15.000) em ofertas para evangelismo nacional, tempos especiais em Lém-Ferreira, Achada Grande Trás, Achada Mato, Achada S. Filipe e S. Martinho Pequeno… participação activa no encontro das igrejas de Santiago, iniciativa da direcção distrital de evangelismo.

Recebemos vários dos nossos estudantes no estrangeiro e contactamos via e-mail os que não conseguiram chegar. Que bênção!

Chegamos a New Bedford e completamos -300- anos (!) de celebrações de Bodas de Ouro, com D. Zizi e Sr. Ângelo, filhos, familiares e amigos.

Aguardamos serenamente os próximos dias até a passagem de ano, na certeza de que Quem esteve connosco, prometeu que será até a consumação dos séculos!

Quero ser grato a Deus por tudo. Gratidão a minha família, na Praia, ilhas e diáspora. Aos que me ajudam a toda hora no cumprimento do ministério, sem exigir contrapartidas. A todos que oraram por nos. Aqueles que me deram motivos para tornar mais prudente ou simples na Obra! Enfim, sou grato a todos, pois sem cada um de vós, seria muito mais difícil.

Natal Sempre, é meu desejo para hoje, amanhã e até que ELE venha!

Feliz Natal e Prospero 2010.

Em Cristo,

- Pr. Adérito Silves Ferreira -