sábado, 2 de outubro de 2010

Nossa Herança


Porque sabemos que se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edificio uma casa não feito por mãos, eterna nos céus. II Cor. 5:1

É interessante como nos preocupamos com os bens terrenos. Nosso corpo um dia fenecerá diante da fragilidade humana da qual estamos sujeitos.
Nossos bens materiais acumulados durante a vida, sequer descem a sepultura conosco. Tudo será desfeito.
Ainda guardo com carinho alguns pertences de parentes próximos. Não possuem grande valor financeiro, mas me recordam pessoas que amei e respeitei. Estes objectos herdados me são por demais preciosos. Tenho ainda a luva que minha mãe usou em seu casamento,tenho também alguns copos de cristal que foram de minha avó matrna, ainda tenho objectos e pequenos mimos de minha avó paterna, livros de meu avô e de meu pai, trabalahos manuais executados com esmero e muito capricho.
Minha mãe, voraz leitora de livros sempre me recorda “... quando eu morrer meus livros ficam pra você”.
Mas a exemplo do que a Palavra me exorta, prefiro conservar uma herança superior. Investir em valores que são eternos, lembrando que este investimento começa aquí. Aprecio a lembrança nostálgica das luvas de minha mãe, porém seus exemplos de vida espiritual me são uma herança da qual reconheço como mais excelente. Os copos de cristal ainda me recordam que relacionamentos são sempre delicados e devem ser transparentes e brilhantes como os copos de minha avó materna. Os mimos de minha avó patrna são lembranças vívidas de profundo amor e dedicação. Os livros de meu avô sempre cheios de anotações, concordâncias, discordâncias e protestos me valem mais como a lembrança de um homem de lindos olhos azuis com um carácter intocável e um bom humor invejável – exemplo a ser imitado. Os trabalhos de meu pai carrego aquí dentro de minha Bíblia, seus traços perfeitos de artista, letra quase que desenhada pelo gráfico e excelente assistente evocam a diligência, serviço e lealdade.
Finalmente posso ainda, em vida ver minha mãe lendo e comentando excelentes livros. Mantendo seu amor ao Senhor vivo e intenso.Melhor que os livros são as orações que sobem diáriamente por mim e toda família – esta herança de carácter espiritual e relacional é, sem sombra de dúvida, uma herança de valor etrnal.
Mesmo quando nossa vida trminar aquí temos uma promessa de herança que não passa pela mão de homens, é experimentado no íntimo e vivenciada na eternidade.
Oração: Obrigado Senhor por tudo que tens reservado para nós na casa etrna. Ajude-nos a reter a herança que vale a pena ser mantida pois não perece e da mesma maneira produzir um legado a nossos filhos.

- Waner Maia T. Nunes –

Desembarançando os Fios

Havia uma tecelagem onde se fabricavam tecidos muito finos. Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campaínha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas novamente em ordem.
Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxilio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxilio especializado. Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar.
Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande. Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe: “ Mas eu fiz o meu melhor”! O especialista replicou: “O seu melhor é chamar por mim.”
Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida de nós mesmos. Nós achamos que “nós sabemos”. Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista. “Fazer o nosso melhor” é chamar pelo Mestre.
Essa é a mensagem que Deus tem para você. Se você se encontra num beco sem saída, e não sabe o que fazer para resolver seu problema, você não que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode?
Ele não quer vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero. Ele quer vê-lo calmo, tranquilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando n’Ele, confiante de que Ele pode resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades. Disse que também a impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus. Então porque lutar sóxinho?
Experimente buscar a Deus e tenha a certeza. Ele virá em seu socorro: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Sl. 37:4
Permita que Deus faça por você o que você mesmo não pode fazer, porque Ele nunca desampara os que n’Ele confiam. Isso é o melhor que você pode fazer.

-(autor desconhecido)

HAJA MÚSICA

Celebra-se a 1 de Outubro o Dia Mundial da Música, que foi instituido em 1975, pelo International Music Council, uma O.N.G. (Organização Não Governamental), fundada em 1948 sob o patrocinio da UNESCO. Pretendia-se, assim promover os valores da paz e da amizade por intermédio da Música.
Estivemos na Escola Secundária de Mem Martins, onde nossa sobrinha LARISSA, foi agraciada como a melhor aluna do 12º ano. Que momento!
Parte do programa foi ouvir o Quarteto de Cordas do Conservatório de Sintra. Cinco temas de grande nível e com execução de mestres.
Lembrei-me das grandes músicas e dos mestres de Cabo Verde. Uma homenagem a todos!
Que dizer dos grandes hinos e coros da Igreja, que ao longo dos anos abençoam corações, promovem a paz, reforçam a amizade e sobretudo nos levam à Sua presença.
O Natal se aproxima rapidamente. Seria bom se neste ano de 2010 o celebrássemos com muita Música!
Creio sinceramente que daríamos um grande contributo à promoçao da Paz e Amizade, e o povo saberia mais uma vez que o MESSIAS é o Único Salvador.

Maestro, M Ú S I C A!

- Adérito Silves Ferreira –

Pastor