sábado, 22 de março de 2008


Páscoa da minha Infância

Naqueles dias que antecediam a Páscoa da minha Infância, repetia vezes sem conta, o nome: ACHADINHA PIRES.

Para quem conhece bem a cidade da Praia, é só descer do Liceu Domingos Ramos, via Lavadouro, em direcção ao Paiol –Velho; cruzar a ponte e tomar a esquerda; para poucos passos, mais adiante, cruzar à direita e então é sempre a subir, subir…

Na véspera da Páscoa, de cada ano, era quase sempre noite em branco, para não se perder, O Culto de Alvorada!

Vinham pessoas de várias zonas da cidade. Mas, as de, Lém-Ferreira, Achadinha, Lém Cachorro, Vila Nova, Fazenda, Paiol e Riba Praia, constituíam sempre a maioria.

Tínhamos as nossas “figuras” de referência e, com saudades, esperávamos revê-las.

Os cânticos alusivos à Ressurreição, a mensagem bíblica: “…e no primeiro dia da semana”…, enchiam nossos corações de meninos da Escola Dominical. Quase sempre, na hora da despedida, tínhamos, “ o drops” da Páscoa!

Interessante é que, desse tempo até hoje, se passaram mais de 30 trinta anos! Cresci e fiz-me homem. Jesus salvou-me e deu-me uma chamada! Há doze anos pastoreamos na Praia e continuamos fiéis aos nossos cultos de Alvorada, cada madrugada de Páscoa!

A Páscoa daqueles dias era minha esperança de voltar a Achadinha Pires, estar com outras crianças e tentar perceber a interpretação dos acontecimentos, feita pelos adultos.

Felizmente, a Páscoa continua sendo, ainda a minha maior Esperança! Porque, sem ela seríamos “os mais miseráveis de todos os homens”.

Possa, o Ressurrecto, nos abençoar! E cantemos juntos: “Stá Vivo, Vivo, Cristo O Redentor! No meu falar e no andar, Eu sinto o Seu amor! Stá vivo, vivo, Dando salvação. Eu sei que Cristo vive sim; eu sei, pois, vive em mim!

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” Amem .

- Pastor Adérito Silves Ferreira -