terça-feira, 11 de agosto de 2009

A outra Assembleia…



Dentro de algumas semanas vos daremos a todos, irmãs e irmãos, das ilhas e do mundo, as boas vindas à Praia – chamada Capital de Gentileza!

Trata-se da ocasião do encontro para 56ª Assembleia do nosso distrito, precedida do Acampamento e alguns Workshops.

Todas as condições possíveis estão sendo criadas. Meses seguidos de orações, melhorias no templo, ensaios e horas a fio de acertar pormenores, sonhando com um tempo marcante e admirável para cada um!

A equipa pastoral, a Junta da Igreja, as sete comissões constituídas e os irmãos esperam a todos com alegria, acreditando num espírito de cooperação, compreensão e compromisso.

O Lema da 56ª Assembleia: “Fazendo Discípulos Semelhantes a Cristo em Cabo Verde” é sugestivo e desafiador. Então, nenhuma atitude aquém do alvo deveria ter lugar, não venha beliscar o sucesso do Evento!

Praia tem procurado fazer bem em todas as circunstâncias e lugares. Creiam-nos que com ajuda de Deus, assim será em Agosto próximo.

Tenham boa viagem e aqui vos aguardaremos para as boas vindas. Ebenezer!

“YES, WE CAN”!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -

Temos dado bom fruto


Santiago teve uma BEST (Brigada de Evangelização de S. Tiago), com base na cidade da Praia, sob a sábia liderança do Rev. Ernest Arthur David Eades.

Várias gerações participaram nesse trabalho de desbravar o “campo” santiaguense, fazendo uma boa sementeira, hoje com frutos, viajando a bordo do saudoso LandRover, CVS – 936!

É de justiça uma palavra de gratidão à visão e coragem do Rev. Eades e seus colaboradores, e á base de operação – a Igreja da Praia.

Sem pretensão de alguma índole a não ser glória de Deus e desafiar nosso povo nestes dias, ou ainda lembrar aos mais jovens de idade e na fé, que a Igreja da Praia ao longo desses seus quase 70 anos de caminhada, ajudou a “plantar” as igrejas de ASA, A. Fazenda, Pedra Badejo, Calheta, Tarrafal, ST., S. Domingos, Várzea, Lém Ferreira…

No cumprimento da Grande Comissão e dos ensinamentos e práticas do livro dos Actos, a igreja precisa fazer muito mais. Estamos aquém do alvo!

No último retiro pastoral inventariamos na grande Praia, 48 novos possíveis pontos de pregação e futuras congregações. Nós, enquanto uma das igrejas da cintura urbana da capital, assumimos nove igrejas organizadas até 2010/11!

Estamos motivados em ver Achada S. Filipe, S. Martinho Pequeno, Achada Grande Trás e Achada Mato fazendo parte, ainda antes do término de 2009, da visão assumida de uma Igreja Multicongregacional (Manual 100…)

Tenho estado a orar/jejuar e pensar, se não seria outra vez a hora de termos uma nova BEST, preparada para o século XXI, com novas ferramentas, visão, novos obreiros, mas, agora a cobrir geograficamente desde Porto Mosquito a Tarrafal de Santiago!

Meu colega e irmão, separe um tempinho e pense com carinho neste caso, pois o tempo urge e há contas a prestar!

Da minha parte e da igreja da Praia há total disponibilidade. Mãos à Obra!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -

Assembleia Geral


Assembleia Geral é trabalho, lembrou alguém com responsabilidades de fazê-lo!

Estava por perto e acrescentei: sim, mas, também de comunhão, aprendizagem, desafios e por que não passeio. Todos estávamos de acordo!

Todos precisamos um tempo de descanso/férias e recobrar energias, para uma nova largada.

Custa às vezes assumir a realidade de nossas limitações físicas e consequentemente um tempo de retiro pessoal e familiar!

O Senhor nos tem dado um dia para “descanso”, e Jesus algumas vezes mostrou-nos a pertinência do assunto.

O ano sabático assumido e encorajado no Manual, indica a posição clara da nossa Igreja. Alguém concluiu: “ não somos de ferro”!

A fotografia que ilustra este curto e simples comentário, diz tudo. Não é mesmo?!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -

Kurason ki kre Txeu!


Kurason ki kré txeu, ta faze tudu dia
Um mundu más bunitu y e ta xinti tudu dia
Ligria ki tem na kumpri mandamentu di Deus:
“Nhos ama kunpanheru”.

Kurason ki kre txeu, sta prontu tudu dia
Pa faze algen filiz, ku un bom dia kontenti
Ku un rostu alegri, un animu sinseru.

Kurason ki kre txeu, sta prontu pa djuda ku un jestu di amigu;
E ta da pon pa kenha ki tem fomi; agua pa mata sedi
Ropa pa gasadja korpu ki meste di gasadju.

Kurason ki kre txeu, ta da suguransa ku filisidade
Ta da konsedju di amigu, ta apoia na mau ora
Ku komprienson y un abrasu di paz.

Kurason ki kre txeu, é ka kaminhu di kabra,
Ma é un caminhu ki sta senpri abertu e prontu pa djuda ;
Pa limpa lágua, di kenha ki sta frontadu, di kenha ki sta ku medu,
Di kenha ki sta kansadu, di kenha ki sta disanimadu pa infrenta mas un dia.

Kurason ki kre txeu, ta da un monsada firmi na ora ki mestedu,
Pa djuda, pa raparti e pa uni sem medu y ku koraji.

Ama senpri, ku amor ki ta bem di fonti ki ka ta kaba
Di amor perfetu, di amor kompletu,
Ku amor ki ta bem di Deus.

(Autora conhecida)

Recordando…



Não se trata do texto da 3ª classe dos meus dias de escola primária, nos idos anos de 67, do século passado, em Vila Nova, Santiago – Cabo Verde.

Nesse texto, dois jovens se encontram depois de vários anos de separação durante uma inspecção militar, com lembranças interessantes da sua infância, em Angola.

Encontrei-me com Sr. Ron e D. Dóris nos corredores da Assembleia Geral. Ele Eng. Hidráulico de formação e ela artista manual de 1ª classe. Mas, irmãos de alto nível, comprometidos com a Causa e Missões!

Faço esta observação porque este Casal, de entre muitos outros, deu uma extraordinária contribuição na construção do Memorial Rev. Xavier Ferreira, em Tarrafal – Santiago, onde nossos colegas Silas e Cleonice são pastores, servindo ao povo da Vila mais a Norte da ilha gigante.

Dei-lhes notícias “frescas” da terra, mas, sobretudo de como Deus está operando, salvando e santificando vidas – enfim, a edificar Sua Igreja! Dóris, não conteve as lágrimas enquanto Ron me apertava emocionado a mão direita.

Tinha dois minutos para chegar à sala 330 A, onde discutíamos resoluções importantes para vida da nossa igreja. Dóris tomou segundos para mandar saudações à Ester e irmãos do Tarrafal.

Foi sem dúvida um bom momento de Recordação e de muita gratidão!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -