domingo, 29 de maio de 2011

PONTA TAMBRA


          Lá para os idos de 1967/68 do século passado, Ponta Tambra, fazia furor nas “cerimónias de batizado de boneca”, nos arredores da Praia. Era preciso reserva e tudo! Imaginem, que coisa!
            Não posso precisar com toda certeza, a razão da opção da juventude e criançada por aquele lugar. Talvez a sombra e a pequena elevação!
            Para quem desce Achadinha Riba/Pé di Monti, em direcção a Calabaceira/Pensamento/Latada/S.Pedro, o sítio fica  à direita. Pela entrada da Fazenda e passando as pontes Velha e Nova da Vila Nova, está à esquerda de quem sobe.
            Porque razão esta súbita e nostálgica lembrança?!
            Nesses últimos 15 anos de regresso à Praia, PONTA TAMBRA, era apenas nome e lembrança para os mais antigos. Desaparecera!!!
            Há dias, seguindo viagem para S. Martinho Pequeno/Trindade, uma placa da C.M. da Praia, chamou minha atenção :”Obras de Requalificação – Ponta Tambra -!
            Um miradouro ou praceta teremos no local dentro de dias. Porém, uma tamareira parecida aquela dos meus anos de adolescência, está firme e no mesmo lugar, aguardando para os próximos dias a conclusão da obra.
            Por razões óbvias não voltarei às cerimónias daqueles dias! Certo mesmo, é que quero estar presente no dia da inauguração, com convite ou rusga! Ponta Tambra é nossa!
            Assim, vamos tendo cada dia o regresso com toques de progresso da nossa Praia de Santa Maria da Vitória. KA TEN TADJU!!!
                                   - Adérito Silves Ferreira -

Encontros de Valor

              DR. Eugénio Duarte passava há dias por Boston a caminho de Portland – Maine, para presidir uma Assembleia daquele distrito nazareno.
            Uma curta mensagem via email chegou e dizia: “ irmão Adérito, gostaria de ter um tempinho especial convosco. Ester, Edlyze, Delfim e família. D. Laurinda também…
            Fizemos tudo para acompanhar o Delfim a caminho do Logan-Airport. O voo do Delta Airlines trouxe o Sup. Geral da Igreja do Nazareno, cabo-verdiano, irmão e amigo. Depois dos cumprimentos e parabéns, certificarmos que as famílias respectivas estavam bem. Parámos em Everet, num restaurante brasileiro, para um jantar comemorativo e de comunhão.
            Alguém aproximando-se da mesa identificou Dr. Duarte como PASTOR, e depois de dois minutos de conversa, pediu que orássemos por ele. E por minha família, acrescentou. Anotamos de pronto o pedido urgente, guardando seu nome e da esposa!
            Saí do nosso “encontro em família”, convencido mais uma vez, do poder de Deus e da revelação do Espírito Santo. Citei S. Paulo aos Filipenses: “ Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Com um até breve, nos despedimos do Irmão Eugénio no Frances Street 114.  Jubilosos seguimos na estrada.

Adérito Silves Ferreira

Eastern Nazarene College


             Quatro anos depois de termos acompanhado a Edlyze para iniciar sua Licenciatura em Business and Comunications, no Eastern Nazarene College, em Quincy – Boston, voltámos, Ester e eu para a cerimónia de Formatura.
            Ainda na Praia, em Abril passado, dei o SIM, a um convite oficial da Direcção do Colégio, para participar da procissão académica e fazer a oração final da cerimónia.
            14 e 15 horas, sábado 7 de Maio, chuva miudinha e depois grossa, inicia a Marcha sob o Pomp and Circunstance.
            Quinto na longa fila, com a Presidente Dra. Corlis McGee a liderar, caminho feliz pois entre os cerca de 170 formandos, uma de entre sete estrangeiros (Haiti, Filipinas, Egipto, Irlanda, Ghana e Coreia do Sul), é caboverdiana, da Praia, e filha do Casal Lima Ferreira!
            Cerimónia sublime e tocante! Estamos a terminar, e esta oração vem da alma: “ Nosso Pai e Supremo Professor… Te louvamos por este Colégio, sua Direcção, estudantes, pais e parentes que suportaram esta classe de Formandos, homens e mulheres….    Lord bless this graduation class. Give them the desire to work towards kingdom building and that in everything they say and do, your name will be exalted.
            We also ask that you give us – their families, friends and well wishers – a word of testemony and encouragement that will help them on their way. Oh Lord, hear our prayer.
            Now, may the Father, Son and Holy Spirit rest, rule and abide with you and may you forever be in  His loving care.
            We pray all of these thigs in the blessed name of Jesus. Amen!
            Era a hora dos cumprimentos e fotografias, com nossas famílias  Ferreira, Wood Lima, Soriano e Brandão, bem representadas, para além dos Graça Tavares e outros amigos especiais de Rhode Island.
            Saímos para um jantar comemorativo muito animado e gostoso!
            Balbuciei: Eastern, voltarei para um outro desfile. Yes, I will be back!

                                               - Adérito Silves Ferreira -

24 horas no Fogo!

 Escreví estas linhas da Ilha do Fogo, terra da nossa Mámá!
O GPS dos colegas Manuel e Lídia Lima, pelas indicações do altímetro indicava 2050 metros! Nézito, jovem e guia experiente, oriundo de Chã das Caldeiras, dava explicações precisas e confirmou a leitura fidedigna do instrumento.
            Era dia do aniversário da nossa filha Edlyze e de uma intervenção do nosso sobrinho especial ZITO, como carinhosamente o tratamos.
            Então, oramos ao Senhor e a pleno pulmões cantamos: “Então minha alma canta a Tí Senhor, quão grande És TU, Quão grande És Tu…”
            Assumimos, eu e o Manuel o desafio de “um dia” vencer os restantes 779 metros, para atingirmos o cume do Vulcão do Fogo!
De regresso, passamos por Cova Figueira, Patim e Luzia Nunes abraçando colegas e  amigos, enquanto Lídia tinha lembranças bonitas da adolescência passada por aquelas bandas.
Deus é Fiel, testemunhamos repetidas vezes, pois que na noite anterior na Praia, termináramos rica semana juvenil com alvos alcançados.
Voltamos à capital do país, Praia, aguardando uma próxima visita à Ilha do Fogo e suas gentes. Hasta!
                                   - Adérito Silves Ferreira -

Voltamos!!!!

7 meses depois estamos na vossa companhia, respeitando os princípios que motivaram este blog.
Deus vos abençoe!
Adérito e Família.