domingo, 29 de maio de 2011

PONTA TAMBRA


          Lá para os idos de 1967/68 do século passado, Ponta Tambra, fazia furor nas “cerimónias de batizado de boneca”, nos arredores da Praia. Era preciso reserva e tudo! Imaginem, que coisa!
            Não posso precisar com toda certeza, a razão da opção da juventude e criançada por aquele lugar. Talvez a sombra e a pequena elevação!
            Para quem desce Achadinha Riba/Pé di Monti, em direcção a Calabaceira/Pensamento/Latada/S.Pedro, o sítio fica  à direita. Pela entrada da Fazenda e passando as pontes Velha e Nova da Vila Nova, está à esquerda de quem sobe.
            Porque razão esta súbita e nostálgica lembrança?!
            Nesses últimos 15 anos de regresso à Praia, PONTA TAMBRA, era apenas nome e lembrança para os mais antigos. Desaparecera!!!
            Há dias, seguindo viagem para S. Martinho Pequeno/Trindade, uma placa da C.M. da Praia, chamou minha atenção :”Obras de Requalificação – Ponta Tambra -!
            Um miradouro ou praceta teremos no local dentro de dias. Porém, uma tamareira parecida aquela dos meus anos de adolescência, está firme e no mesmo lugar, aguardando para os próximos dias a conclusão da obra.
            Por razões óbvias não voltarei às cerimónias daqueles dias! Certo mesmo, é que quero estar presente no dia da inauguração, com convite ou rusga! Ponta Tambra é nossa!
            Assim, vamos tendo cada dia o regresso com toques de progresso da nossa Praia de Santa Maria da Vitória. KA TEN TADJU!!!
                                   - Adérito Silves Ferreira -