quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Maldição hereditária ou modelo repetitivo?

Sempre que chegamos ao Natal nos lembramos da família.

Uma grande parcela da igreja crista, na pos-modernidade, costuma afirmar que muitas situações, problemas e desajustes familiares são em função de maldição hereditária. Respeitamos a ideia, mas chamaria de modelo repetitivo.

Certamente que por causa do pecado de nossos primeiros ancestrais, herdamos a natureza pecaminosa, o pecado inato, razão pela qual sofremos as consequências dessa circunstancia – separação, em estar na comunhão com o Pai eterno, conhecimento de bem e do mal, sofrimentos, dores, limitação do tempo de vida, tendência para o mal e muito mais inerentes ao ser humano decaído.

Mas, temos o livre arbítrio em nossas escolhas. Nossa mente guarda sempre modelos que vemos.

Na Bíblia encontramos vários exemplos disso, entre eles, o de Samuel, homem de Deus, que não foi um bom pai; sendo criado por Eli, que também não tinha sido um bom pai, repetiu este exemplo. Ninguém pode dar aquilo que não tem.

Ao contrário, encontramos a família de Zebedeu e Isabel, os quais foram agraciados de serem pais de João Batista, modelo de espera e confiança no Senhor.

Neste período de Natal nos lembramos da família de José e Maria, que tinham um profundo desejo em servir ao Senhor, a ponto de serem visitados pelo anjo Gabriel, anunciando que ela seria escolhida para conceber, através do Espírito Santo, o Messias prometido.

Quando nos encontramos com Jesus nosso dever e entregar-se a Ele, Nosso Salvador e Senhor. Nossa historia de vida e mudada cada dia; nossa família passa por uma grande transformação, alcançamos a graça vitoriosa de vencer todas nossas limitações humanas. A partir dai, construímos um modelo baseado no perdão, no amor, na reconciliação e na visão de um tempo melhor.

Oremos para que sejamos, cada dia, transformados pelo Espírito Santo, aperfeiçoando nossa caminhada. Mas a vereda dos justos e como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais ate ser dia perfeito (Pv. 4:18).

Oremos para que o nosso modelo de vida esteja sintonizado com o Senhor Jesus. Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. (Mt. 11:29)

Oremos para que, neste Natal, possamos inspirar as gerações futuras a amar ao Senhor de toda alma e de todo entendimento.

Que haja um modelo repetitivo de famílias abençoadas no Senhor!

Feliz Natal!

Deus abençoe cada família!

- Pr. Anips Spina –