quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

“Manel Mangrado”

Seu nome científico, Egretta garzetta, creio que nas ilhas de barlavento de Cabo Verde, “lavadeiras”, no Fogo, mané pastorinho, mas, em Santiago, pelo menos nos meus dias – manel mangrado!

Falo dessa ave branca, de pernas altas e bico pontiagudo, que gosta de porções de água, ou de acompanhar certos animais, (vacas, cavalos), como se fosse dama de companhia ou guarda de toda hora!

Vínhamos há dias, ao aeroporto internacional da Praia, eu e a Ester, e no extremo sul da pista, contamos mais de -100-, dessas aves! Tivemos lembranças e comentamos….

Porque esse interesse súbito nessas aves, logo eu que pouco sei de ornitologia e quase ou nada percebo do mettier?! O facto, e que em criança, pelo menos na Praia, se dizia que essas aves anunciam chuva e paz! Não tenho apologia científica, e por isso, de forma simples vou especular: gostam elas de zonas com água (chuva) e a cor branca simboliza a paz! E pronto, eis a minha explicação!

Nesses dias do Natal e fim do ano, tenho orado e pedido a Deus, Paz, e chuvas de bênçãos, como presentes para Cabo Verde e Mundo!

Se essas “lavadeiras” vieram anunciar essas bênçãos (!), então, mais uma razão para serem protegidas, elas que já estavam quase em extinção.

Lembremos que Copenhaga não deu os resultados esperados e deixou o mundo desapontado! Manel mangrado, cumpre seu papel no equilíbrio ambiental! Muitas vezes mais do que nós, discursadores de primeira!

Fico feliz neste Natal, que os “ céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.”

Então, que Deus nos abençoe em 2010!

- Pr. Adérito Silves Ferreira –