quinta-feira, 26 de março de 2009

Se eu morrer…!



Venho conversando ultimamente com colegas de ministério e amigos sobre a cremação de cadáveres!
As opiniões são diversas, mas, quase todas elas salvaguardando: “é minha opinião”, meu ponto de vista ou meu desejo.
A cremação vem tomando alguma regularidade, até entre cristãos e bem dito, os evangélicos!
Não pretendo com estas notas muito pessoais abrir nenhuma discussão ou fazer qualquer tipo de apologia. De qualquer índole mesmo!
Quis simplesmente lavrar este documento para constar até que Cristo venha!
Percebo que a Bíblia não contém nenhum ensino específico sobre o assunto. Não há versículo a dizer que se podem cremar ou não os cadáveres.
Creio firmemente na ressurreição dos mortos e percebo que no Velho e Novo Testamentos o assunto central do cristianismo é por demais claro. Em Dn. 12:2 lemos: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno”. Em Ap. 20:13 a Palavra regista: “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras”.
Para Deus não se põe o problema de ressuscitar os mortos, estejam eles onde estiverem e como estiverem!
O Senhor Jesus não foi cremado. Os cristãos primitivos não procederam à cremação, mas, sepultaram os mortos como ainda hoje se faz no nosso país, na maioria dos casos.
Deixo aos egípcios a sua arte antiga de conservação dos corpos (múmias). Respeito os povos que ainda hoje destroem os seus cadáveres por um processo rápido.
Eu quero ser sepultado, “se eu morrer!”, como foi nosso papá e, sobretudo, como foi o Senhor Jesus Cristo, o meu SALVADOR! Tenho escrito!

- Pr. Adérito Silves Ferreira -

P.S.- inspirado numa entrevista lida há dias