sábado, 11 de abril de 2009

Uma Igreja: Muitas Congregações



Esta é uma abordagem alternativa para enfrentar o crescimento e as necessidades locais. Em vez de apenas um local centralizado, tamanho ilimitado e um crescente complexo de edifícios, se propaga por ramificações fora da igreja através de pequenas e médias congregações em vários locais que compartilham recursos e filosofias de ministério. Uma forte congregação central continuará a trazer liderança e recursos para toda a Igreja. Em vez de lançar apenas novas igrejas independentes, este modelo mantém uma relação estreita, de associação e de parcerias com novas congregações, multiplicando pastores titulares e multiplicando um estilo de liderança (CEO). Este modelo tem liderança compartilhada entre uma comunidade de pastores que são mentoreados e liderados por um pastor sénior.
Uma igreja multi-congregacional significa que nossas congregações locais terão: um conjunto de valores, filosofia e missão; uma liderança estruturada constituída por uma junta local e uma equipe de pastores liderados por um pastor sénior; um único rol de membros; muitos recursos comuns; pessoal, equipamento, financiamento, orçamento, escritórios; um mesmo estatuto jurídico. A nossa esperança, é manter uma ligação significativa para garantir que as relações sejam fortes e que a unidade da Igreja como um todo traga um nível de ajuda e de liderança que dê uma forte contribuição para a igreja e congregações locais.
Definições
“ Uma Igreja com Múltiplas Congregações” é uma igreja composta de várias congregações. O termo refere-se à igreja no todo, o corpo de todas as congregações e a junta local no âmbito da igreja. Terá um pastor e uma liderança local, bem como uma equipe que irá compartilhar com toda estrutura da igreja. Pode-se usar vídeo na hora da pregação onde o pastor sénior ministrará às congregações e o pastor local é quem vai organizar e liderar toda liturgia e desenvolvimento da congregação local bem como acolher e liderar o povo.
Várias Congregações
A Igreja Multi Congregacional já não é identificada como um local centralizado na rua tal, número tal, mas com todas as suas múltiplas congregações na região. Estas congregações irão desenvolver os seus próprios sentidos de identidade, de comunidade e de expressão; cada congregação teria um sub-orçamento fixado em conformidade com o planejamento da igreja.
- Pr. Geraldo Nunes Filho –
- Este material é resultado de pesquisa feita de alguns modelos de igreja dentro do conceito Multicongregacional -