quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Até ao Navio…


É do livro de Actos, escrito pelo Dr. Lucas a afirmação do título acima, (Actos 20:38) para assinalar um momento particularmente difícil de despedida, do grande apóstolo.

Ti Roy, como carinhosamente os sanvicentinos e nós os outros tratávamos o missionário Henck, usava sempre a frase quando deixava no cais em Mindelo os seminaristas que tomaram conta por algum tempo da Igreja em Porto Novo, na altura sem pastor residente.

Chegara o momento de sermos nós e pela última vez em relação ao Ti Roy usar a expressão! Rev. Delgado nos deu a noticia: “Irmão Roy foi para Casa, há 30 minutos atrás”! Avisei à Ester aluna dele nos idos anos de 80 e chamei o Superintendente de seguida. Poucos minutos depois e via telemóvel o Rex de Oklaoma reconfirma a noticia: “Sr. Adérito, nosso pai já não está conosco”! Animei-o e pedí-lhe que transmitisse ao Kim, Kevin e Steven, nossa solidariedade e amizade.

Seguimos viagem acompanhando o Sr. Superintendente até Bóston, Filadélfia e Acron Canton (OHIO), para o último ADEUS ao grande missionário, mestre e pastor das ilhas.

Creio sinceramente, que Cabo Verde mais uma vez marcou sua posição de destaque, dando honra a quem honra merece!

Dr. Jorge de Barros e D. Manuela, Rev. Paul Stroud e D. Nettie, Rev. Phillipe Troutman e D. Paula chegaram para a hora sentida. Ouvimos elogios de todos. Revs. Araújo e Delgado apresentaram comunicações estruturadas e oportunas. Nós, em poucas palavras dissemos à igreja reunida do impacto que a passagem do Rev. Henck teve e terá nas ilhas e no mundo, através de várias gerações de obreiros bem treinados. Dr. Barros foi o pregador usado por Deus, para confortar nossos corações e apontar-nos a realidade da Casa do Pai!

Seguimos longa viagem até Virgínia, passando pela casa onde D. Glória viveu sua adolescência e parte da Juventude e finalmente, de novo no Locust Hill Cemetary.
Rev. Stroud muito emocionado dirigiu as últimas palavras e Dr. Troutman dirigiu-nos o hino: “Oh, graça excelsa”… Chorámos, pois a hora do Navio estava a aproximar-se…

Agradecemos nessa hora aos filhos do Casal Henck tanto respeito e amor por Cabo Verde. Ouvimos relatos impressionantes de experiências e bênçãos dos pais nas ilhas e de como diariamente oravam por nós! Sr. Roy orou por nós durante a 56ª Assembleia!

Percebemos uma forte ligação dos filhos e familiares a Cabo Verde e acreditamos sinceramente que os próximos tempos vão provar isso.

Todos os obreiros presentes fizeram questão de tocar o caixão de Ti Roy num gesto de gratidão. Olhos molhados, participamos de uma das mais difíceis marchas – Hora di Bai! Porém, voltamos comprometidos a honrar o investimento e legado deixado.

Cumprimos mais um dever e fomos fiéis ao que aprendemos: ATÉ AO NAVIO! Assim foi, Nhô Roy!

Regressamos cantando um dos últimos hinos que Rev. Henck nos ensinou: (LA 207)

Quando o meu tempo de luta passar
Quando meu Deus para Si me chamar
Grato, perante Jesus hei-de estar
Glória perene será para mim!

Sim, há-de ser glória p´ra mim
Glória p´ra mim! Glória p´ra mim
Quando SEU rosto puder contemplar,
Oh! há-de ser grande glória p´ra mim!

Ti Roy! You will never be forgotten!

-Pr. Adérito Silves Ferreira -