quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Superstições e Crendices


É o medo do desconhecido aliado à insegurança da vida que geram nos homens crenças supersticiosas.
As superstições têm origem no início da civilização humana e com ela deverão morrer. Fazem parte da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo em que elas não estejam presentes. Fazem parte de muitos actos da vida do homem, seja do mais rude ao mais instruído, o cientista, o escritor, o artista.
São sempre de carácter defensivo, respeitada para evitar um mal ou algo não desejado.
Os amuletos, transformados em adornos e jóias são sinais exteriores das superstições. São objectos de defesa, ao qual se atribui a virtude de afastar malefícios e trazer boa sorte, como figa, um ramo de arruda, olho, búzio, trevo. O talismã tem a mesma finalidade do amuleto, mas é feito especialmente para determinada pessoa, e só a ela irá defender.
Para a “defesa”, pessoal ou da residência, existem os banhos com ervas e rituais que “limpam” o ambiente.
Superstição é também acreditar na existência real dos mitos folclóricos, como o saci, a mula-sem cabeça, o lobisomem, bruxas e em feitiços jogados, mau olhado ou olho gordo.
Há crendices que não implicam em medo ou defesa de algum mal, como por exemplo: as sortes tiradas nas festas do ciclo junino, a ingestão de certos alimentos na ceia de Ano Novo, a criança a jogar o dente de leite no telhado para obter dentes fortes.
As superstições ligadas à gravidez e ao parto são muito antigas e têm uma grande importância na vida dos povos. Os filipinos acreditam num espírito maligno que perturba o parto, tornando-o penoso. Os húngaros costumavam atirar por sobre a cabeça da parturiente para afastar os maus espíritos. Em algumas tribos africanas havia a crença que a mulher grávida não devia acompanhar enterro porque a alma do morto poderia encarnar o bebé. Entre os índios da Amazónia, as mulheres, principalmente quando estão grávidas, não devem assistir ao preparo curare (veneno), não podem pegar na caça e nas armas. Não podem comer paca, pois de contrário não conseguiriam dormir.
Há uma quantidade enorme de superstições conhecidas, passadas de pai para filho e presentes no cotidiano de muitas pessoas:
- uma tesoura não deve ficar aberta por muito tempo. Dá azar; - o gafanhoto verde da sorte. A sua aparição é sinal de esperança; - ao acompanhar um enterro não se deve entrar no cemitério antes do caixão; - pisar em rabo de gato atrai malefícios; - não se deve passar debaixo de escadas ou quebrar espelho. Dá azar; - chinelos emborcados atraem desgraças; - colocar a vassoura atrás da porta expulsa visitantes da casa; - criança que ao nascer traz a mão fechada será sovina quando crescer; - criança que brinca com fogo à noite faz xixi na cama; - quando uma criança sonha que está caindo num poço é sinal de que está crescendo; - coceira na palma da mão não é boa coisa; - deixar mala aberta é de mau agouro, pois se assemelha a um caixão mortuário;
Há também aquelas pessoas supersticiosas que usam o mesmo tipo de roupa, por exemplo, quando o seu time de futebol vai fazer uma partida importante, para não dar azar. Isso é muito comum na época da Copa do Mundo de Futebol, tanto entre torcedores quanto entre os jogadores.
O homem se esquece de algo extremamente importante, de que todas estas crendices e superstições poderiam se encerrar na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é, sem sombra de dúvidas, o nosso Guia e Protector.
Embora sejam milenares estas crendices, a humanidade poderia estar vivendo muito melhor se tivesses deixado ser ensinados e cuidados pelo Criador e não pela criatura, muitos sofrem e carregam um fardo tão pesado por terem que cumprir rituais – verdadeiros escravos das superstições e crendices.
A palavra de Deus nos ensina que devemos depositar em Jesus Cristo todo peso toda dificuldade todo medo, toda ansiedade pois Ele cuida de nós (I Pedro 5:7). E ainda no Salmo 37:5 o Senhor diz: Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele, e o mais Ele tudo fará.
Se você tem vivido influenciado pelas superstições e crendices eu quero te desafiar hoje a um novo estilo de vida Jesus!
LEIA A BIBLIA.
Deus te abençoe.

- Sandra Nogueira –
Presidente Distrital de Missões
Distrito – São Paulo