segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gratidão pelo Resgate



O mundo praticamente parou para assistir, ao vivo, pela televisão, no Chile, o resgate de 33 homens que ficaram presos em uma mina, em virtude de um desmoronamento. Uma “cápsula” foi preparada, equipes de resgate foram treinadas, vários países, organizações e agências de salvamento, estiveram envolvidos para preparar este momento.

Enquanto presos a 700 metros de profundidade, os mineradores ficaram em contacto com o mundo exterior através das tecnologias modernas da comunicação, por um estreito tubo pelo qual recebiam água, comida e orientações para a sobrevivência. Tudo preparado e o primeiro auxiliar para o resgate desce par o buraco, a seguir três outros homens fazem o mesmo. Lá em baixo, preparam o primeiro sobrevivente que sobe.

Depois de alguns minutos, este surge à superfície sob aplausos e manifestação de alegria de várias formas; o encontro com a família, dos amigos e autoridades ali presentes é a tónica desta hora singular. Após algumas horas todos eles foram salvos, resgatados. Um júbilo de gratidão, envolveu não só o Chile, mas toda humanidade.

Isso nos leva a pensar em termos de gratidão pelo nosso resgate espiritual. O Senhor Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos resgatar da perdição, da morte, do pecado. Em Marcos 10:45, lemos:” Pois o próprio Filho do Homem, não veio para ser servido, mas, para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos”.

Interessante pensarmos que Jesus o fez (esse resgate por nós) quando tinha trinta e três anos de idade. Iniciou o Seu ministério aos trinta anos e por três anos andou, pelas regiões da Galileia e Samaria, curando, pregando, fazendo milagres, para demonstrar, que Ele era o Messias que vinha para redimir o povo de Israel, e reconciliar o homem com Deus. Ele se humilhou na forma de homem, para poder resgatar o mesmo. A nossa gratidão pelo maior resgate da história!

Não foi somente por um grupo de homens, mas toda humanidade. Em João 3:16, encontramos o chamado texto áureo da Bíblia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Esse resgate, não foi por obrigação, dó, piedade, mas por amor.

O compromisso do amor de Deus, por nós homens, criados por Ele, fez com que nos resgatasse da desobediência, de nossos primeiros pais, Adão e Eva, que se afastaram do Paraíso, ao comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Esse resgate nos trouxe reconciliação, com o Pai e passamos a ser Filhos, com direito a herdar a vida eterna.

Essa é a nossa eterna gratidão. Somos co-herdeiros com Cristo, das bênçãos celestiais, para, vivermos para sempre em Sua presença.

Nossa gratidão pela salvação, pela comunhão, pela paz, pelo perdão dos pecados, pela certeza da vida eterna, por uma nova vida em Cristo, pela esperança que se renova diariamente.

Nossa gratidão por podermos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, isso só foi possível, por que Cristo nos resgatou dando Sua vida na cruz do Calvário.

O maior resgate da história foi realizada há mais de dois mil anos atrás quando o véu do templo se rasgou de alto a baixo, e a natureza se manifestou, marcando esse dia, para sempre.

Somos gratos por esse dia!

- Pr. Anips Spina –