sábado, 25 de junho de 2011

À querida Igreja da Praia


Um mês após a saída de Cabo Verde em busca de tratamento nos Estados Unidos, é com a graça de Deus que vos digo que me encontro bem, apesar de ter sido submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor cancerígeno e de ter pela frente, segundo os médicos, mais uma intervenção cirúrgica e tratamentos agressivos. Nesse tempo todo, tenho conhecido a verdadeira paz de Deus que excede todo o entendimento e compreendido, na sua mais profunda dimensão, creio, a misericórdia e a graça de Deus.

Em situações como a que estou atravessando, fica-se a ideia de que se está no vale, no entanto, tenho entendido este tempo como que tendo sido levado para o monte para uma contemplação da excelência e da essência de Deus e do muito que, querendo Ele, terei de fazer quando descer ao verdadeiro vale das nossas cidades e bairros de Cabo Verde para soprar nos muitos esqueletos que precisam conhecer a vida que só Deus oferece.

Os próximos dias, segundo os planos dos médicos, podem não ser fáceis, mas confio que Deus está e vai se glorificar em todo esse processo, em que também tenho sentido a verdadeira irmandade da comunidade da fé. Se acredito em Deus é porque também acredito em milagres.

Nesta “mantenha” que vos mando, quero agradecer a Deus pelos seus cuidados e misericórdia, à virtuosa mulher que me deu, inspiração e suporte de fé a cada momento, à mãe e sogra pelos joelhos dobrados noite e dia, à família de lá e de cá pelas orações, amor imenso e por cuidar com esmero maternal a Bianca e Bruna, à família pastoral pela amizade particular e orações, à equipa pastoral pelo cuidado e orações, aos membros da Junta pelas orações e chamadas de apoio, a todos os membros da Igreja pelas orações a cada momento e pelas mais diversas formas de apoio, por telefone, inclusive para os Estados Unidos, e mensagens enviadas.

A todos e a cada um, muito obrigado por esta linda e prática demonstração de verdadeiro cristianismo. Com a graça e misericórdia de Deus, desejo regressar, em breve, para agradecer com um forte abraço e ombro amigo.

Peço que continuem a orar por mim. O Deus de Abrão, Isaque e Jacob é o nosso Deus e operando Ele quem impedirá? Deixo a todos o meu versículo-escudo desta batalha: II Samuel 23:5.

Mantenhas tcheu e fiquem com Deus,

Alvarito