domingo, 27 de abril de 2008

DEIXO-VOS A MINHA PAZ














Tens mesmo “boka bedju! Era assim que classificávamos alguém que, sem argumentos convincentes, discutia a ponto de aproximar-se da pura teimosia!Hoje em S. Tiago, minha ilha, e na Praia, minha Cidade querida, a expressão é conotada com violência. Desde logo porque “boka bedju” é uma arma de fogo de fabrico artesanal, mas, que, lamentavelmente, tem causado vítimas mortais e muita tristeza, para além de trabalho árduo às autoridades. E são preocupantes os relatos sistemáticos de violência inter-bairros e, particularmente, com a camada juvenil.Definitivamente não era assim no passado! As querelas de então eram quase sempre à volta das equipas das zonas, quais sejam, Santos, Espanha, Braga, Portugal, Holanda, Coreia, Israel, Uruguai, Argentina e Chile! Coisas passageiras e que não deixavam ódio nem espírito de desforra ou vingança!Eu creio firmemente na prevenção familiar, escolar e policial mas tenho por mim que solução real só virá quando nossa juventude e todos nós buscarmos a Paz de Jesus Cristo! ELE não podia ser mais claro: “Deixo-vos a Minha Paz, a minha Paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.”A Cidade reclama por pacificadores em todas as zonas. Gente conhecida e respeitada pelo ser e estar, disponível para uma acção preventiva, o quanto antes.Da nossa parte, disponibilizamo-nos para organizar um Dia de Reflexão à volta da problemática, com representantes dos bairros e das autoridades. Contudo, fico orando e à espera de ver meus “irmãos da Cidade” na posse da Sua Paz.Então, nossas crianças virão às praças, de bicicletas, nossos idosos farão seus passeios vespertinos e nossos jovens, de mãos dadas, farão das “avenidas” lugares de sonhos positivos!“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, seja com todos vós.” Amén. Pastor Adérito Silves Ferreira